sexta-feira, 23 de maio de 2008

História do Jazz


História do Jazz


Nascido do blues, das work songs dos trabalhadores negros norte-americanos, do negro spiritual protestante e do ragtime, o jazz passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX. É notável como essa música se modificou tão profundamente durante um período de apenas um século.
O termo jazz começa a ser usado no final dos anos 10 e início dos anos 20, para descrever um tipo de música que surgia nessa época em New Orleans, Chicago e New York. Seus expoentes são considerados "oficialmente" os primeiros músicos de jazz: a Original Dixieland Jass Band do cornetista Nick LaRocca, o pianista Jelly Roll Morton (que se auto-denominava "criador do jazz"), o cornetista King Oliver com sua Original Creole Jazz Band, e o clarinetista e sax-sopranista Sidney Bechet. Em seguida, vamos encontrar em Chicago os trompetistas Louis Amstrong e Bix Beiderbecke, e em New York o histriônico pianista Fats Waller e o pioneiro bandleader Fletcher Henderson. Em 1930 o jazz já possui uma "massa crítica" considerável e já se acham consolidadas várias grandes orquestras, como as de Duke Ellington, Count Basie, Cab Calloway e Earl Hines.
A evolução histórica do jazz, assim como da literatura, das artes plásticas e da música clássica, segue um padrão de movimento pendular, com tendências que se alternam apontando em direções opostas. Em meados dos anos 30 surge o primeiro estilo maciçamente popular do jazz, o swing, dançante e palatável, que agradava imensamente às multidões durante a época da guerra. Em 1945 surge um estilo muito mais radical e que fazia menos concessões ao gosto popular, o bebop, que seria revisto, radicalizado e ampliado nos anos 50 com o hard bop. Em resposta à agressividade do bebop e do hard bop, aparece nos anos 50 o cool jazz, com uma proposta intelectualizada que está para o jazz assim como a música de câmara está para a música erudita.
O cool e o bop dominam a década de 50, até a chegada do free jazz, dando voz às perplexidades e incertezas dos anos 60. No final dos anos 60, acontece a inevitável Fusão do jazz com o rock, resultando primeiro em obras inovadoras e vigorosas, e posteriormente em pastiches produzidos em série e de gosto duvidoso. Hoje existe espaço para cultivar todos os gêneros de jazz, desde o dixieland até o experimentalismo free, desde os velhos e sempre amados standards até as mais ambiciosas composições originais para grandes formações. Mas qual seria o estilo de jazz próprio dos dias de hoje? Talvez o jazz feito com instrumentos eletrônicos - samplers e sequenciadores - num cruzamento com o tecno e o drum´n´bass. Se esse jazz possui a consistência para não se dissolver como tantos outros modismos, só o tempo dirá.
Confira abaixo o diagrama da evolução do jazz, segundo apresentado por Joachim-Ernest Berendt em seu livro:Jazz: do Rag ao Rock



Deixo ainda registo de alguns nomes, algo muito por alto e de cabeça, dos homens que mais influenciaram e no fundo os criadores do jazz. Pareçe-me ainda fundamental fazer este comentário, sendo que, me dirigo especialmente aos menos apreciadores de jazz. O jazz não é um estilo "antigo", muito menos chato, elitisma condicionado e para intelectuais!!! Jazz é uma forma diferente de encarar o mundo...

Ragtime - 1880/1990 (Scott Joplin)

Blues - 1900/1920 (Ma Rainey, Bessie Smith, W.C. Handy)

Dixieland - 1917/1920 (Louis Armstrong, Jelly Roll Norton, King Oliver)

Big Band (Swing):

- Early - 1920 (Flectcher Henderson, Paul Whiteman)

-"Boom" - 1930/1940 (Woody Herman, Count Basie, Duke Ellington)

- Postwar to Present - 1940 (Stan Keaton, Buddy Rich, Maynard Ferguson)

Latin Jazz - 1930 (Dizzy Gillespie, Stan Keaton, Airto Moreira)

Bepbop - 1940/1950 (Dizzy Gillespie, Charlie Parker)

Cool Jazz - 1940/1950 (Miles Davis, Bil Evans, Wes Montgomery)

Hard bop - 1950 (Art Blakey, Miles Davis, Horace Silver)

Post bop - 1950/1960 (Miles Davis, Julian "Cannonball" Adderly, John Coltrane)

Free Jazz/Avant Garde - 1950/1960 - (Ornette Coleman, Cecil Taylor)

Fusion - 1970 (Chick Corea, Pat Metheny, Weather Report)

Post Modern Jazz - 1970/1980 (Charlie Haden, Muhal Richard Abrams, Keith Jarrett)

Um abraço para todos

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